Páginas

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Focaccia de cebola e oregãos frescos

Hoje lembrei-me de uma receita que costumava fazer e que resulta sempre bem.
É muito prática para lanches ou para um jantar leve.Mas antes de passar à receita vou-vos contar um pouco sobre a sua origem, então Focaccia quer dizer "pão de fogo", ela descende do pão que os romanos assavam sobre uma pedra no fogo
, coberto de cinzas, e chamavam de Panis focacius - pão do fogo, em tradução livre. É preparada em toda a costa norte do Mediterrâneo, mas especialmente apreciada na França - onde leva o nome de fougasse no sul e de fouace no norte - e na Itália, país em que é adorada e identificada por diferentes nomes regionais. Denominava-se focaccia ou fugassa, crescentina, em Bolonha; schiacciata, em Roma, Florença e em algumas áreas da Itália Central; fitascetta, na Lombardia.


Podem dividir a massa ao meio e fazer duas, uma de cebola e a outra simples.

Ingredientes para a massa:

500 g de farinha de trigo
250 ml de água
25 ml de
5 g de sal
15 g de açúcar
15 g de fermento biológico fresco

Para quem não tem muita prática em trabalhar com o fermento, tem um truque que dá sempre certo.Numa taça coloca-se o fermento esfarelado , o açúcar e o sal mexe-se até estes três ingredientes se transformarem em líquido, depois, junta-se o azeite a àgua morna e a farinha, mistura-se tudo e amassa-se até obter uma massa lisa, deixa-se a levedar por 30 m em local aquecido.
Passado esse tempo estende-se a massa e coloca-se num tabuleiro com as dedos formam-se vários furos na massa, salpica-se com sal grosso coloca-se a cebola os oregãos frescos e rega-se com azeite ( a simples apenas leva o sal e o azeite), descansa por 10m.
Vai a cozer a 180 graus em forno pré-aquecido.
Quando estiver morna pode servi-la como pão ou em forma de sandes.
Foto: revista Gula

Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário