originally uploaded by Ana Costa Ao jantar comemos sempre algo mais leve, uma sopa, queijo e fruta ou então uma salada. Foi o que aconteceu este sábado uma salada de cogumelos.
Ingredientes: - 250gr de pleurotes - folhas de alface - 1/2 abacate cortado em cubos - 1/2 maçã verde ( granny smith) - 1 tira de queijo feta -sementes de sésamo torradas - 2 colheres de sopa de sumo de laranja - 1 colher sopa de sumo de limão - 2 colheres sopa de azeite - 2 colheres de sobremesa de vinagre tinto - sal pimenta e azeite para temperar
Modo de fazer: Limpam-se os cogumelos temperam-se com o sumo de laranja, sumo de limão, o azeite e o vinagre tapa-se com película e guarda-se no frigorifico por 15 minutos. Após este tempo grelham-se os cogumelos os quais se vão juntar à salada preparada com os restantes elementos.
Ingredientes: -500gr mistura de farinha ( 100 de farinha de milho+ 60gr de carolo de milho+ 340gr de trigo) - 1 colher de sopa mal cheia de açúcar - 1 colher de chá de sal - 1 colher de sopa de azeite - 3 dl de água morna - 1 pacote de levedura granulada - 30 gr de sementes de girassol sem sal
Modo de fazer:
Misture as farinhas, com o fermento, sal, açúcar e as sementes. Numa tigela coloque o azeite e a água, mexa e junte-lhe a mistura anterior, amasse bem( se for necessário junte mais farinha) por 6 minutos. Tape e deixe levedar em local aquecido por 1 hora. Decorrido este tempo amasse levemente dê forma ao pão e reserve até o forno aquecer. Leve a cozer em forno médio ( 180º), entre 1/2 hora a 45m. Se o seu forno não for ventilado terá de colocar um tabuleiro com água no fundo do forno.
originally uploaded by Ana Costa Este sábado fiz rabo de boi para o almoço. Ingredientes: - rabo de boi - 1 cebola grande picada - 2 dentes de alho - 2 tomates grandes limpos de peles e sementes - 1 folha de louro - sal, pimenta, colorau - azeite pouco ( a carne é gorda)
Modo de fazer: Leva-se a cebola ao lume juntamente com o alho e o azeite, até amolecer, em seguida junta-se o rabo de boi em pedaços e deixa-se alourar. Depois de a carne estar alourada é só juntar o tomate limpo e cortado em cubos, os temperos e adicionar a água necessária para o cozimento, eu fiz na pressão. entretanto cozinhe o esparguete da forma usual. Antes de servir junte um pouco de limão e salsa picada.
- 600gr de bacalhau - 750gr de batatas - cebola picada miudinha - salsa picada - 2 ovos - sal e pimenta a gosto
Modo de fazer: Coza as batatas e o bacalhau, quando estiver tudo cozido escorra a batata e passe-a pelo espremedor de batata , reserve numa tigela. Entretanto limpe o bacalhau de peles e espinhas e em seguida desfie-o num pano pois assim o bacalhau fica sequinho pois o pano absorve todo o excesso de água, junte à batata reservada adicione a salsa, a cebola e os temperos depois vá envolvendo o preparado com os ovos, juntando um de cada vez para poder controlar a textura da massa. Poderá ser necessário pôr mais ovos ou menos, isso dependerá da batata que usar ( alguma batata tem muita água). Reserve o preparado no frigorífico pelo menos 1 hora. Agora é só formar os bolinhos com a ajuda de duas colheres, ou se preferir poderá moldá-los à mão.
Dica: Num frite mais do que 4 a 5 bolinhos de cada vez pois caso contrário ficarão oleosos, porque a temperatura do óleo baixará.
originally uploaded by Ana Costa Ingredientes: -750gr de lula fresca - 1 cebola grande picada - 2 dentes de alho picados - 1 tomate grande picado, limpo de pele e pevides - azeite q.b. - caril indiano para peixes e marisco ( é bem picante!) - coentros picados - 1 punhado de caju sem sal picado grosseiramente - 1 vidro de leite de coco - sal a gosto, pimenta a gosto se usar outro caril - suco de 1/2 limão Modo de fazer: leve a cebola, o alho e o azeite numa panela ao lume, mexa um pouco até a cebola ficar transparente, nesse ponto junte o caril para abrir um pouco , adicione o tomate e mexa mais um pouco. Junte água quente ou um pouco de caldo de legumes caseiro ou outro que costume a usar, deixe cozinhar os ingredientes. Tenha em conta que não deve juntar muito caldo, pois as lulas vão deitar muita água . Quando o tomate estiver cozido está na altura de passar o molho no liquidificador, feito isto coloque-o de novo na panela junte as lulas e o leite de coco, deixe cozinhar lume brando até as lulas ficarem macias, o suco de limão só se deve juntar quando a lula estiver cozida. Por fim coloque tudo num prato fundo salpique com os coentros e o caju, sirva com arroz cozido em água e sal, se preferir arroz amarelo é só juntar uma colher de sobremesa de açafrão na água da cozedura.
ingredientes: - 500 gr farinha trigo - 1 chávena de leite morno - 40 gr de margarina - 1 ovo grande - 1 colher sopa fermento - 5 colheres de sopa de açúcar
Modo de fazer: Numa tigela mistura-se a farinha com o açúcar,e o fermento depois juntam-se os outros ingredientes e mistura-se bem. Em seguida forra-se o tabuleiro com papel manteiga e coloca-se a massa às collheradas, de forma a ficarem espaçadas e leva-se ao forno pré-aquecido ( 200 graus) a cozer por 10 minutos. Nota: usei farinha biológica, leite de aveia, açúcar amarelo e margarina becel
originally uploaded by Ana Costa Ingredientes: 500gr farinha biológica ( sendo que 1/3 de centeio e os 2/3 restantes trigo) 25gr fermento de padeiro +/- 4 dl de água ( poderá ser reajustada esta quantidade, pois depende do grau de humidade que as farinhas contém) 1 colher de sopa de azeite 1 pitada de sal e outra de açúcar 8 tomates seco se forem médios se forem tipo tomate cereja então junte mais um pouco um raminho de alecrim fresco picado
Dissolva o fermento num pouco de água e um pouco de farinha, misture e reserve. Numa tigela coloque as farinhas, o azeite , o sal e o açúcar, o alecrim picado e a água que sobrou e misture tudo adicione-lhe agora o fermento preparado anteriormente, e amasse durante uns 6 minutos, se for necessário pode adicionar mais um pouco de farinha se estiver a grudar nos dedos. Deixe levedar em local aquecido por uma hora, ao fim deste tempo volte a amassar um pouco. Depois leve o pão a cozer em forma de bolo inglês, de preferência anti-aderente, a 200 graus.
As frikandellen não são mais do que carne picada à qual se junta cebola picada, salsa ou coentros picados e os temperos normais, sal, pimenta, deixa-se a tomar o gosto durante 1 hora dentro do frigorífico tapado com película aderente. Depois dá-se-lhes a forma de um grande croquete colocam-se dois espetos de madeira e levam-se a grelhar. Entretanto descascam-se batatas , cortam-se em cubos mais ou menos do mesmo tamanho e levam-se a cozer em àgua e sal até ficarem macias. Depois escorrem-se e reservam-se, no frigideira coloca-se cebola cortada em meias- luas finas, um dente de alho picado e azeite, quando a cebola estiver transparente junta-se a batata a qual vamos desfazer com um garfo ou mesmo a colher de pau, se tiver couve cozida corte-a em tirinhas e junte ao preparado, rectifique o tempero e mexa bem, no final adiciona-se um pouco de parmesão ralado na hora. Noutra frigideira leve uns dentes de alho a alourar no azeite e em seguida junte os espinafres limpos e lavados, depois é só mexer até murcharem um pouco e tempere com sal e pimenta a gosto. Agora é só montar o prato. BOM APETITE!