Páginas

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Polvo salteado com gambas

Hoje para o jantar vou fazer polvo, não me apetece cozido, nem salada, nem arroz e muito menos à lagareiro, bem vou experimentar um prato que comi já faz algum tempo num restaurante em S.Pedro do Sul , chamado " Adega da Ti Fernanda".

Ingredientes:
- 1 polvo médio
- batatas pequenas
- 400 gr de gambas
- grelos cozidos
- azeite
- alhos
- coentros
- limão
- sal e picante a gosto

Modo de preparar:

Na véspera lava-se bem o polvo depois de arranjado, esfregando bem os tentáculos para retirar os resíduos de areia e vai a congelar.
No dia, coloca-se a panela de pressão com água ao lume e quando esta estiver a ferver mergulha-se o polvo congelado e volta-se a retirar. Quando a água estiver de novo a ferver coloca.se o polvo na panela, fecha-se e deixa-se cozer por mais ou menos 30m.
Quando estiver cozido retiram-se as peles e cortam-se os tentáculos em pedaços grandes e reserva-se.
Numa frigideira coloca-se azeite e uns bons dentes de alho laminados o picante e salteiam-se os camarões ( descascados ou não) juntamente com os pedaços de polvo tempera-se tudo com sal e coentros picados.
Entretanto dá-se uma fervura nas batatas, quando estiverem quase cozidas, retiram-se da água dá-se-lhes um murro e colocam-se num refractário regam-se com azeite e põe-se uns alhos picados por cima, vão ao forno pré-aquecido até acabar de cozer.
Serve-se o polvo com gomos de limão, acompanhado com as batatinhas e grelos salteados.
Bom Apetite!

Dica: O polvo não deve ser cozinhado com sal!


Sem comentários:

Enviar um comentário