Páginas

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Pão de Kamut

Hoje pela primeira vez experimentei usar a farinha de Kamut, uma variedade de trigo com o grão muito maior do que o do trigo vulgar, muito rico em proteína e minerais, tem um sabor identico ao da noz.
Gostei do resultado , apesar de ser um pão branco.
Ingredientes:
270ml de água
1 c/sopa de azeite bio
1 c/café de sumo de limão
350g de farinha trigo tipo 55 s/ levedura
100g de farinha de kamut bio ( 500g cerca de 2,20 €)
2 1/2 c/café de levedura seca
1 1/2 c/café de sal
1 c/café de açucar
Preparação:
Colocar primeiro os líquidos depois os sólidos, programar para o programa de "massa" sensivelmente 1h e 50m. Depois de terminar o programa desligue a máquina e deixe levedar por mais 30m.
Findo esse tempo tem duas hipóteses ou coze o pão na própria máquina ou então coze no forno tradicional 220º por 30m, não esquecendo de colocar no fundo do forno um recipiente com água.

Nota: conta-se que a origem deste cereal é do Egipto, foram encontrados uns grãos nos túmulos dos faraós. Testaram germinar esses grãos e assim conseguiram obter novos grãos.

1 comentário:

  1. Cara Ana.
    Eu sou um italiano que mora em Brasília, alérgico a farinha de trigo. Eu não posso encontrar farinha kamut aqui em Brasília. Poderia recomendar uma loja que vende esta refeição, talvez em São Paulo?
    Eu uso farinha kamut para fazer pizza, eu certamente pode enviar minha receita para a massa se ​​você estiver interessada.
    Muito obrigado!

    ResponderEliminar