Páginas

domingo, 11 de março de 2012

Rissóis de bacalhau com atum

originally uploaded by Ana Costa
Esta manhã de domingo ensolarado, depois de ter feito a minha caminhada resolvi fazer uns rissois para congelar.
São daquelas coisas que dão sempre jeito ter de reserva para um imprevisto, ou não.
Estes são de bacalhau com atum, ficam deliciosos.
Para a massa:
3 1/2 chávenas de farinha
3 1/2 chávenas de água
1 colher de sopa de manteiga
sal a gosto
Recheio:
bacalhau cozido
1 latinha de atum escorrido
farinha
manteiga
cebola e alho picados
coentros picados
sal, pimenta e sumo de limão
Começamos por fazer a massa, leve uma panela ao lume com a água, a manteiga e o sal.
Deixe levantar fervura e então junte a farinha de uma só vez, vá mexendo para que a farinha cozinhe, estará no ponto quando a massa formar uma bola. Deixe arrefecer um pouco para poder trabalhar.
Entretanto fazemos o recheio, leva-se a cebola o alho e a manteiga ao lume vai-se mexendo, quando a cebola ficar transparente junte o bacalhau já cozido e desfiado o atum e um pouco da água da cozedura do bacalhau.
Junte um pouco de farinha ao preparado e mexa, vai começar a engrossar adiciona-se um pouco de leite ou a água da cozedura até obtermos um creme espesso, finaliza-se rectificando os temperos juntando o sumo de limão e os coentros.
Forme os rissóis do tamanho que mais gostar, passe-os por ovo batido e depois por pão ralado ( farinha de rosca), feito isto é só fritar.
Neste caso como são para congelar eu coloco-os em tabuleiros que levo ao congelador até ficarem um pouco duros e depois divido por sacos e congelo. Assim evitam fiquem colados uns aos outros.

Dica: Quando quiser fritar os rissóis que estão congelados deverá retirá-los um pouco antes da fritura, para que descongelem um pouco, o que vai permitir que o recheio também cozinhe e não fiquem queimados por fora

tempo: 1h 30m custo:$$ porções: 50 unidades

Sem comentários:

Enviar um comentário