Páginas

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Pasteis de massa tenra

originally uploaded by Ana Costa

Vou dar só a receita da massa, pois o recheio ficará ao vosso critério estes fiz com aproveitamento de carne estufada mas poderá optar por recheio de frango, recheio de pizza ( queijo , tomate, oregãos) só de queijo, enfim é só dar largas a vossa imaginação.
Massa:
- 500gr de farinha
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 colher de sopa de aguardente pode substituir por vinagre branco
- 2oo cl de água morna
- 1 pitada de sal

Agora é só colocar a farinha e o sal numa vasilha juntar o azeite e a aguardente misturar e em seguida vai-se adicionando a água (que tem de estar morna) aos poucos até obtermos uma massa macia, colocamo-la em cima de uma superfície e sovamos bem até chegarmos a uma textura bem macia e homogénea.
Agora é só deixar descansar por mais ou menos 30m.
Depois vamos estender a massa com a ajuda do rolo até conseguir uma massa fina, recheia-se e com a ajuda de um garfo calcamos os bordos dos pasteis para ficarem bem fechados.
Fritam-se em óleo bem quente e nunca mais do que dois de cada vez.
Podem-se questionar-se porquê tão poucos, pois é que colocarem muitos de cada vez a temperatura do óleo baixa e os pasteis ficam muito oleosos.

Dica: Sugiro que faça a fritura ou numa frigideira funda tipo "wok" ou então num tacho, para poder pôr uma boa quantidade de óleo, para que os pasteis fiquem bem "inchados" deve estar sempre a virá-los até estarem fritos.

Sem comentários:

Enviar um comentário