Páginas

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O meu bacalhau da ceia de Natal

originally uploaded by Ana Costa
Peço desculpa da ordem de publicação das receitas não terem seguido a sua ordem cronológica, mas para este efeito acho que não é relevante.

Bacalhau no pão( 10 porções)

Ingredientes:

– 5 postas grossas de bacalhau já demolhado

  • 2 couves portuguesas grandes

  • batatas pequenas 2 a 3 p/pessoa

  • dentes de alho

  • azeite

  • 1 pão da aldeia com 2Kg 2,300Kg

Preparação:

Em primeiro lugar prepare as couves para cozer em água e sal.

Lave as batatas bem lavadas e afervente-as em água e sal, sem as deixar cozinhar muito.

Escorra as batatas e dê um murro a cada uma delas em seguida disponhas num tabuleiro, salpique com sal grosso disponha por cima dentes de alho esmagados e azeite até mais ou menos metade do tabuleiro leve ao forno até corarem, reserve conservado quente até ao momento de servir.

Enquanto as batatas estão no forno, asse as postas do bacalhau no grelhador, não deixe ficar muito assado pois ficará muito seco, depois de pronto limpa-se o bacalhau de peles e espinhas e lasca-se, reserva-se bem embebido em azeite com alhos.

Agora para preparar o pão, corta-se uma tampa na parte superior do pão, retira-se o miolo sempre com o cuidado de manter o pão inteiro.

Montar o prato, forra-se o pão com metade das couves por cima coloca-se todo o bacalhau e por último as restantes couves, rega-se com o restante azeite , coloca-se a tampa e vai ao forno aquecido a 190C por 10 a 15 minutos até ficar quente, se necessário retire a tampa a meio para não queimar.

Serve-se assim no pão acompanhado da batata a murro.

Foi um sucesso!


Sem comentários:

Enviar um comentário