originally uploaded by Ana Costa Este feijão não é a nossa tradicional feijoca, é originário do Peru e chamam-lhe feijão fava, tem uma consistência cremosa e é adocicado, não deve ficar de molho de um dia para o outro. Eu por norma coloco-o numa tigela com água quente por 15 minutos, depois retiro-lhe aquela água e levo-o a cozer numa panela até estar tenro. Não o coza na pressão pois vai virar puré. Entretanto enquanto o feijão cozinha, fazemos um refogado noutro tacho juntamos um pouco de chouriço e tomate e tempera-se a gosto com sal e pimenta. Quando o feijão estiver cozido junta-se ao preparado e deixa-se apurar, salpica-se com salsa ou coentros a gosto. Serve de entrada ou até mesmo de acompanhamento se preferir.
originally uploaded by Ana Costa Ingredientes: - 800g de peito de caranguejo - 1 cebola grande picada -2 dentes de alho picados - 2 tomates pelados e limpos de sementes, picados - mistura para caril de peixe - leite de coco - coentros - 1colher de sopa de óleo de dendem - azeite q.b. - sumo de limão
Modo de fazer: fritar o alho e cebola no azeite, misturar os condimentos, mexer, em seguida juntar o tomate e acrescentar um pouco de água, deixe cozinhar um pouco. Juntar o caranguejo, o leite de coco e o óleo, por fim os coentros, rectifique os temperos e sirva com arroz basmati e arroz selvagem.
originally uploaded by Ana Costa Ingredientes: - 500g de alperces - 500g de açúcar Modo de fazer: Colocar numa taça refractária os alperces sem pele nem caroço partidos grosseiramente. Noutra taça também apropriada para ir ao forno coloca-se o mesmo peso de açúcar, levam-se ambas ao forno a 180 graus 20 a 25 minutos. Retiram-se as taças do forno e despeja-se o conteúdo de ambas numa outra tigela, com cuidado para não se queimarem e mistura-se tudo. Como por magia transforma-se num doce, como este doce não tem grande duração eu levei-o por mais 10 minutos ao lume até atingir o ponto de estrada. Depois é só guardar em frasco de vidro, fica uma delícia. O meu foi feito com os alperces lá de casa, biológicos.